A escola Gente Pequena dispõe de Berçário (4 meses até 1 ano), Creche (1-2anos) e Pré-escolar (3 – 5 anos).
Oferta Educativa
Berçário
Nos primeiros meses de vida é fundamental criar uma ligação forte entre a creche e a família, de modo a assegurar uma transição tranquila de casa para a escola. A colaboração entre pais e educadores é a melhor forma de promover uma boa adaptação ao novo ambiente.
Através da informação que os pais nos vão dando, procuramos respeitar sempre os hábitos, horários e rotinas do bebé.
O Berçário está também organizado de modo a garantir um ambiente seguro, sereno e confortável, dispondo de Sala de Atividades, Sala de Dormir e Copa.
Para acompanhar o bebé temos pessoal técnico experiente e extremamente dedicado que lhe transmite confiança, segurança e bem-estar.
Creche
Na creche, as crianças entre 1 e 3 anos são recebidas por uma equipa de profissionais carinhosos e experientes.
Esta é uma fase da vida da criança que envolve mudanças significativas a nível físico, cognitivo e social. As experiências ocorridas durante esse período influenciam fortemente a criança e a sua relação com as pessoas que a rodeiam. É uma fase de maior vulnerabilidade, que exige proteção, segurança, afetividade e um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento das suas potencialidades.
Enquanto primeiro espaço educativo, a escola Gente Pequena procura fazer da aprendizagem uma experiência feliz, atrativa e divertida.
Conhecer e compreender a criança é fator fundamental para criar o laço afetivo que permite a aprendizagem.
Nesta fase as crianças começam a ter uma rotina diária cuidadosamente pensada para o seu bem estar.
Na sala contam-se histórias, exploram-se materiais, aplicam-se diversas técnicas de expressão plástica, aprendem-se canções, e brinca-se muito.
Para além destas atividades, temos ainda a expressão musical, a expressão corporal e a ética e boas maneiras.
Pré-Escolar
Um dos principais objetivos do pré-escolar é garantir uma resposta educativa adequada, ajustada, abrangente e integradora, que assegure o desenvolvimento feliz e equilibrado de cada criança (quer a nível físico, emocional, cognitivo e social), proporcionando à criança uma descoberta progressiva da sua identidade pessoal e contribuindo para a sua integração no meio que a rodeia.
Procuramos desenvolver a curiosidade nas aprendizagens, o gosto pelo trabalho, pelo estudo, pela pesquisa.
Respeitamos cada criança como ser individual, com ritmos, interesses e necessidades completamente distintos.
Procuramos incutir nas nossas crianças o respeito pela diversidade e promover uma educação que desenvolva a sua capacidade de expor os seus pontos de vista, de ser participativa e justa, de se envolver e ser cooperante.
No pré-escolar temos diversas atividades incluídas na mensalidade: Expressão Musical, Informática Divertida, Iniciação ao Inglês, Expressão Corporal, Horta Pedagógica, Ética e Boas Maneiras e Expressão Plástica.
O Espaço
Áreas Comuns
As áreas comuns são constituídas por uma sala polivalente e de refeições, duas zonas exteriores para recreio e atividades ao ar livre, uma zona exterior para a horta, uma cozinha, uma sala de direção e instalações sanitárias para crianças e adultos.
Creche
O espaço da creche proporciona ótimas condições de vida diária às crianças, respeitando as suas necessidades, o seu desenvolvimento e cumprindo todas as regras de composição e organização funcional, aspetos de conforto ambiental e de caráter construtivo.
A creche dispõe de 3 áreas:
O Berçário:
A Sala Laranja destina-se às crianças entre 1 e 2 anos.
O espaço de sala é todo ele amplo, pois as crianças necessitam de se movimentarem livremente, com o mínimo de obstáculos possíveis, havendo um canto com almofadas e alguns jogos que estão guardados e são colocados ao alcance das crianças para as suas brincadeiras. Existe também uma mesa onde são realizadas as atividades propostas/orientadas.
A Sala Verde destina-se às crianças entre 2 e 3 anos.
Na sala Verde começam já a existir espaços mais definidos. Esta está dividida por áreas (Casinha, Jogos, Garagem, Biblioteca), para que as crianças possam gozar de alguma autonomia na hora de brincar.
Existe também uma mesa onde são realizadas as atividades propostas/orientadas.
Pré-Escolar
O pré-escolar dispõe de uma sala de grandes dimensões – a Sala Azul -, onde podemos encontrar uma zona comum, para reuniões (entre professores e alunos) e trabalhos coletivos e diversas áreas de trabalho:
O espaço da Biblioteca e Documentação, destina-se à leitura e à pesquisa de documentos de apoio à realização dos projetos.
Na Oficina de Escrita, expõem-se os textos enunciados pelas crianças e registados pelo educador e as várias tentativas de pré-escrita e escritas realizadas pelas próprias. Esta zona de trabalho está equipada com dispositivos de reprodução de textos e ilustração: quadros de giz e quadros com letras e imagens, papel, computador, entre outros.
O Atelier de Atividades Plásticas e outras Expressões inclui material e equipamento destinados à pintura e modelagem.
Na Oficina de Carpintaria encontra-se material para a construção de modelos, jogos de construção e ferramentas.
O Canto dos Brinquedos, destina-se à realização de atividades de faz-de-conta. Integrando a tradicional casa de bonecas, uma arca com roupas e adereços e a tradicional cozinha.
No Canto dos Jogos encontram-se diversos jogos pedagógicos onde se desenvolvem aptidões de raciocínio lógico e matemático entre outros.