O Modelo Educativo da nossa escola tem vindo a ser adaptado às novas realidades e necessidades das nossas crianças e da sociedade em que se inserem.
Este modelo tem como inspiração o High Scope, e foca-se no desenvolvimento e exploração das competências de cada criança individualmente.
Os princípios básicos que formam o enquadramento da abordagem High Scope são:
- A aprendizagem pela ação: As crianças agem, colocam questões, procuram as respostas e criam novas estratégias. Se as crianças tiverem oportunidades constantes para fazer escolhas e tomar decisões, constroem o conhecimento que as ajuda a dar sentido ao mundo. Neste modelo não há lugar para a transmissão de conhecimentos, mas sim para a construção de um currículo baseado na aprendizagem pela experiência (Hohmann e Weikart 2004). As vivências do dia-a-dia são muito importantes para a criança, sobretudo se as mesmas forem positivas e daí as crianças possam tirar grande significado e prazer.
- Interações adultos-crianças: Outro aspeto crucial deste modelo é o papel dos adultos na interação com a criança. Os adultos têm a função de apoiar. observar e participar, preservando a autonomia da criança enquanto ator da sua aprendizagem (Gonçalves 2008). A aprendizagem pela ação depende das interações positivas entre os adultos e as crianças. A criança precisa que o adulto equilibre a liberdade e os limites de que dispõe baseando a sua relação em confiança, segurança, reforço positivo e na resolução de conflitos em conjunto.
- Ambiente de aprendizagem: Neste modelo é dado um grande enfase ao planeamento da atividade da sala e à seleção dos materiais apropriados. O Espaço é um espaço organizado, com materiais diversificados e facilitadores da aprendizagem, distribuídos por áreas de interesses que permitam à criança a realização constante de escolhas e tomadas de decisão. É cuidado e arrumado pelas crianças.
- Rotina Diária: Os adultos devem planear uma rotina diária, que apoie a aprendizagem ativa. A rotina diária é estruturada com o base no planear-fazer-rever, ou seja, as crianças sentem-se seguras podendo antecipar o que vai acontecer a seguir, o que lhes dá uma sensação de controlo sobre aquilo que fazem. Desta forma, as crianças podem expressar as suas intenções, colocando-as em prática e podendo refletir depois sobre o que fizeram.
- Pequeno Grupo / Grande Grupo: Nesta metodologia defende-se também a organização de tempos de trabalho em:
- Pequeno grupo: privilegia a exploração e experimentação de materiais selecionados pelo adulto, com base na observação dos interesses das criança.
- Grande grupo: No tempo de grande grupo iniciam-se atividades de música, movimento, apresentação e representação de histórias, jogos, reflexões coletivas e projetos.
A avaliação é fundamental em todo este processo, para podermos construir e apoiar o trabalho realizado com base nos interesses e competências de cada criança. Esta avaliação deve ser feita de forma contínua, ao longo de todo o percurso das aprendizagens realizadas pelas crianças. Através da avaliação, o educador consegue aprofundar, ajustar ou reformular as suas estratégias de ação, as suas atitudes, capacidades e saberes.
Desta forma, o educador recorrerá, na sua prática pedagógica a vários instrumentos da avaliação (reflexões sobre o grupo de crianças, planificações semanais, registos fotográficos, vídeos e trabalhos realizados), para a observação e para os processos de tomada de decisão, planificação e implementação de atividades
Finalmente e para concluir, salientamos que o High Scope é o modelo pedagógico que consideramos mais próximo daquilo que defendemos para as nossas crianças, mas não o aplicamos na integra, uma vez que consideramos que existem outras metodologias de trabalho muito interessantes, que podem complementar este modelo educativo. Assim, sempre que necessário, o modelo pode ser adaptado e ajustado, de acordo com as necessidades e características de cada grupo e de cada criança.