A principal influência na filosofia de trabalho da nossa equipa pedagógica é o Movimento da Escola Moderna.
O nosso projeto preconiza o desenvolvimento integral da criança, promovendo experiências dinâmicas nas diferentes áreas da educação, partilhadas em ambientes seguros, alegres e estimulantes.
A nossa abordagem didática é a “aprendizagem pela experiência”, o que proporciona aos alunos uma verdadeira apropriação do conhecimento.
O Movimento da Escola Moderna é um modelo pedagógico que assenta numa prática democrática da gestão: das atividades, dos materiais, do tempo e do espaço
A relação pedagógica sustentada por este modelo tem como base a afetividade. Procura desenvolver nas crianças o espírito de entreajuda e cooperação, assim como a autonomia e responsabilização, baseados num vínculo de confiança e respeito entre eles e o docente.
Proporcionamos o desenvolvimento pessoal e social das crianças, garantindo a sua participação na gestão da vida da sala e da escola.
Desta forma a criança sentir-se-á confiante e com liberdade para manifestar os seus pensamentos e sentimentos.
No dia a dia da sala, temos momentos de reunião, adultos e crianças, à volta da mesa em que planeamos o trabalho a ser realizado, em que partilhamos saberes, em que avaliamos trabalhos, tarefas e atitudes, em que comunicamos descobertas e aprendizagens.
Com este modelo pretende-se também uma maior aproximação da criança à vida real, quer através de atividades adequadas, quer através dos materiais utilizados, ou mesmo de fotografias reais.
Sempre que possível, o grupo sai para visitas de estudo.
Para além disso, e apesar desta rotina educativa estável, há, por vezes, quebras na agenda de trabalho para assegurar o valor formativo de ocorrências significativas para o grupo (preparação de festas, organização de visitas, presentes…).
O Movimento da Escola Moderna valoriza a constituição de grupos heterogéneos, de idades e culturas diferentes como forma de garantir o respeito pelas diferenças e o enriquecimento cognitivo e sociocultural.
O espaço educativo está organizado por zonas de trabalho, onde as crianças realizam atividades previamente escolhidas. Existe ainda uma área polivalente para trabalho coletivo.
A escolha e realização das atividades pressupõem um compromisso e uma responsabilização por parte das crianças.
Os materiais encontram-se ao alcance e à sua disposição para que as crianças possam estar nas zonas de trabalho sozinhas, em pares ou em pequeno grupo.